Escolha uma Página

P R O C E D I M E N T O S

SEGURANÇA DO PACIENTE

Previamente à programação de qualquer intervenção ELETIVA (como é o caso da maioria dos procedimentos em Cirurgia Plástica), deve-se avaliar o paciente como um todo.

Num primeiro momento, MÉDICO e PACIENTE devem se empenhar em estabelecer uma relação de TRANSPARÊNCIA e CONFIANÇA.

Na primeira consulta, antes de aprofundar a conversa em torno das queixas que levaram o paciente a procurar o Cirurgião Plástico e/ou o procedimento em questão, faz-se necessário colher uma anamnese cuidadosa sobre saúde geral:

– patologias e/ou cirurgias prévias?
– medicações de uso regular? (incluindo anticoncepcional, vitaminas, formulações)
– alergias medicamentosas e/ou alimentares?
– história gineco-obstétrica (ciclos menstruais regulares? métodos contraceptivos hormonais? gestações prévias?)
– hábitos sociais (alimentação saudável? atividades físicas? consumo de bebida alcoólica? tabagismo? drogas ilícitas?)
– índice de massa corpórea (IMC)

Nessa conversa inicial, fatores agravantes do risco cirúrgico podem ser identificados e atenuados. Seja sincero e não omita informações, mesmo que não as julgue importantes. Os mínimos detalhes podem fazer total diferença no resultado final.

Ainda dentro da avaliação pré-operatória, há exames complementares básicos (análise de sangue, urina, radiografia de tórax, eletrocardiograma) e outros específicos para determinados procedimentos (ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada) que auxiliam nessa investigação. Serão mais ou menos importantes na dependência do perfil de cada paciente (idade, presença ou não de comorbidades) e cirurgia proposta.

No tocante ao procedimento cirúrgico propriamente dito, esclareça todas as dúvidas e siga as orientações de seu Cirurgião Plástico!

PARE DE FUMAR o quanto antes e interrompa as medicações necessárias conforme recomendações!

Para o momento da cirurgia, não se esqueça do jejum pré-operatório de 12 horas para sólidos, leite e derivados e de 8 horas para outros líquidos.

Esteja preparado para o período de recuperação pós-operatória. Há que existir comprometimento por parte do paciente com todo o processo que envolve uma cirurgia e o entendimento de que há aspectos inerentes às características orgânicas de cada um que por si só podem influenciar negativamente o desenrolar da cicatrização.

Use corretamente cintas elásticas, modeladores e meias compressivas, quando recomendados. Mantenha repouso moderado, não se exponha ao sol, dê preferência a alimentos leves, beba bastante água (2-3L/ dia) e siga corretamente as demais orientações!

A melhor época para a realização de qualquer procedimento é a que melhor lhe permitir cumprir corretamente as orientações de seu Cirurgião Plástico!

SBCP

Barra Prime Offices
Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 |BL. 1 | SL. 312
Barra da Tijuca |Rio de Janeiro RJ | Brasil

+55 21 3298-1315
+55 21 99622-1315
+55 21 98153-1012 (Urgências)